O ator Joel Barcellos morreu aos 81 anos em Rio das Ostras, no interior do Rio, na madrugada de sábado (10).
O corpo do ator foi enterrado ainda durante a tarde de sábado no Cemitério Nossa Senhora Aparecida, no Âncora.
A causa da morte ainda não foi divulgada.
Além de ator, Joel era roteirista e diretor e morava em Rio das Ostras há mais de dez anos.
Na TV, um dos papéis mais conhecidos de Barcellos foi como o personagem Chico Belo, da novela Mulheres de Areia, em 1993.
Antes disso, ele atuou na novela “O Pagador de Promessas”, em 1988, com o personagem Caveiras, onde contracenou com o ator Jofre Soares.
Já em 1992 interpretou o Terto Cachorro na minissérie “Tereza Batista”. Fez também a minissérie “Engraçadinha”, com o personagem Aprígio, em 1995.
O trabalho mais recente em que Joel participou foi no longa “Casimiro de Abreu” (2007), de Paulo Cesar Saraceni e Mário Carneiro.
Ele dedicou sua carreira quase que integralmente ao cinema, participando de momentos importantes como “Cinco Vezes Favela” (1962), Os Fuzis” (1964), de Ruy Guerra e “A Falecida” (1965). Atuou, também, em “O Desafio” (1965), de Paulo César Saraceni; “A Falecida” (1965), de Leon Hirszman e “A Grande Cidade” (1965), de Carlos Diegues.
Em nota publicada em uma rede social, a Prefeitura de Rio das Ostras lembrou que Joel foi homenageado no mês de setembro com a exposição “Joel Barcellos – Juventude Acumulada”, onde foram apresentados troféus de prêmios consagrados, cartazes dos filmes que marcaram os mais de 60 anos de carreira, fotos e objetos do ator.
Fonte: G1 – Por Aline Rickly e Julian Viana, G1 — Região dos Lagos