O Fotógrafo Jefferson Allan esteve na cidade de Holambra e registrou através de suas lentes a beleza desta linda cidade.
“Quando cheguei a Holambra fiquei encantado com a cidade e fiz alguns registros desse lugar maravilhoso.
Através da fotografia pude trazer o que meus olhos viram e se encantaram.
Fotografar é poder transformar a lembrança numa eternidade visual.
Quando vejo as fotos, tenho a certeza do que meus olhos viram e foram capazes de reproduzir a beleza de cada momento.”
Um pouco da História da cidade de Holambra
Holambra é nacionalmente denominada a cidade das flores e recebeu o título de estância turística da EMBRATUR em 1998.
O município oferece aos seus visitantes um pouco da cultura dos Países Baixos através da arquitetura, artesanato, espetáculos de dança, música e gastronomia típicas.
A economia de Holambra é baseada na agricultura, pecuária e turismo
Faz limite com as seguintes cidades: Santo Antônio de Posse, Jaguariúna, Cosmópolis, Paulínia, Artur Nogueira e Mogi Mirim.
Holambra é um dos 29 municípios paulistas considerados Estâncias Turísticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual.
Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de “estância turística”, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.
Em consequência da devastação causada pela Segunda Guerra Mundial, o governo neerlandês estimulou a imigração de uma parte da população para, principalmente, a Austrália, o Brasil, o Canadá e a França.
O Brasil foi o único país a permitir a vinda de grande grupos de católicos.
Com consentimento do governo neerlandês, a Associação Neerlandesa dos Lavradores e Horticultores Católicos (neerlandês: Katholieke Nederlandse Boer en Tuinders Bond) enviou uma comissão para o Brasil para coordenar a imigração de neerlandeses e para fixar um acordo com o governo brasileiro.
Um grupo de aproximadamente quinhentos imigrantes, provenientes da província de Brabante do Norte, imigram para o Brasil e estabelecem-se na antiga fazenda Ribeirão no estado de São Paulo.
Eles fundam em 14 de julho de 1948 a colônia Holambra I e a Cooperativa Agropecuária Holambra, com o objetivo de produzir leite e laticínios.
Como o gado holandês trazido pelos imigrantes foi dizimado por doenças tropicais, eles optaram pela suinocultura e a criação de galinhas.
Com a vinda de um novo grupo de imigrantes neerlandeses em 1951 é iniciado o cultivo de flores com a produção de gladíolos, sendo expandido entre 1958 e 1965.
Em 1972 foi criado o departamento de floricultura para a venda de grande variedades de flores e plantas ornamentais e em 1989 foi iniciado o leilão de plantas e flores.
Em 27 de outubro de 1991 98% da população votou a favor da emancipação do distrito, surgindo assim o município de Holambra.
O município recebeu em 1998 o predicado de Estância Turística da Embratur.
Ao longo de cada ano, Holambra promove vários eventos, exposições e feiras temáticas.
O município conta com vários hotéis, pousadas, chalés e área para camping.
A agricultura, mais precisamente a floricultura é a principal atividade econômica de Holambra.
O município é o maior exportador de flores da América Latina, sendo responsável por 80% da exportação e por 40% da produção do setor florícola brasileiro.
As flores são produzidas pelos associados da Cooperativa Agro Pecuária Holambra.
Assim como em Aalsmeer nos Países Baixos as flores são comercializadas diariamente através de um leilão eletrônico. O leilão (veiling em neerlandês) é realizado na cooperativa Veiling Holambra, que é o principal centro de comercialização de flores e plantas do Brasil.
Expoflora, realizada anualmente desde 1981 sempre no mês de setembro, é a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina.
Este evento atrai anualmente aproximadamente 300.000 visitantes.
O objetivo principal da Expoflora é o resgate de aspectos culturais e sociais da Comunidade de Holambra, além da divulgação do trabalho desenvolvido pelos filhos dos primeiros imigrantes nas atividades rurais no município.
Em sua primeira edição atraiu mais de 12.000 pessoas em um único final de semana.
Com o passar dos anos, a Expoflora se transformou na maior manifestação cultural da imigração Holandesa e na maior festa de flores e plantas da América Latina.
Toda Comunidade está envolvida, direta ou indiretamente no evento que projetou nacionalmente a cidade de Holambra e de forma decisiva contribuiu com a elevação do município à categoria de Estância Turística do Estado de São Paulo.
O principal objetivo da Expoflora nos dia de hoje, continua sendo a divulgação da Cultura Holandesa nas mais variadas formas, através das danças típicas, da culinária, do artesanato holandês, da música entre outras.
O evento conta com Exposição de Arranjos Florais, Mostra de Paisagismo e Jardinagem “Minha Casa & Meu Jardim”, apresentações de dança típica holandesa, restaurantes, lojas de souvenirs, Mini Sítio, Parque de Diversões, Museu Histórico Cultural, Desfile “Parada das Flores” e Chuva de Pétalas, além das novidades anuais.
Moinho Holandês
O Moinho Holandês de Holambra, chamado Povos Unidos, com seus 38,5 metros de altura (9 andares)e pesando mais de 90 toneladas, é o maior moinho da América Latina.
O moinho foi construído em 2008 de acordo com os moinhos na província Holanda do Sul.
O Moinho Povos Unidos é uma réplica fiel de um tradicional moinho holandês moedor de grãos, e conta com pás de 25 metros de comprimento.
Em 12 de julho de 2008, foi fechada uma cápsula do tempo que contém mensagens deixadas pela população holambrense. Sua abertura é programada para 100 anos após o seu fechamento oficial, com data prevista para 12 de julho de 2108.
O Moinho Holandês de Holambra, chamado Povos Unidos, com seus 38,5 metros de altura (9 andares)e pesando mais de 90 toneladas, é o maior moinho da América Latina.
O moinho foi construído em 2008 de acordo com os moinhos na província Holanda do Sul.
O Moinho Povos Unidos é uma réplica fiel de um tradicional moinho holandês moedor de grãos, e conta com pás de 25 metros de comprimento.
Roteiro Gastronômico
O Roteiro Gastronômico de Holambra foi desenvolvido para proporcionar experiências inesquecíveis que só podem ser vivenciadas em Holambra.
Uma gastronomia fina, internacional, com todo charme da cultura holandesa, com sabores, cores e aromas encantadores.
A cidade convida seus visitantes a experimentar mais uma tradição turística, os sabores de Holambra, através do Roteiro Gastronômico composto por 13 estabelecimentos entre restaurantes, choperias, cafés e confeitarias.
As mais variadas opções da cozinha holandesa, indonésia, árabe, italiana e brasileira em um único e completo “menu” desenvolvido para agradar os paladares mais exigentes.
O turista pode retirar o fôlder do Roteiro Gastronômico no Portal Turístico de entrada da cidade ou no Moinho Povos Unidos.
Outra característica marcante de Holambra, é o espírito associativista e cooperativista herdado dos imigrantes holandeses.
No município existem diversas entidades associativistas e cooperativistas, todas voltadas aos interesses de seus habitantes.
Para quem gosta de lugares lindos vale a pena visitar Holambra e registrar a magia que a cidade tem.
Registro de Algumas fotos feitas pelo Fotógrafo Jefferson Allan na Cidade de Holambra.
Foto Noturna na cidade de Holambra
Belíssimas fotos em Infrared feitas pelo Fotógrafo Jefferson Allan na Cidade de Holambra.
A fotografia em Infrared deixa a cidade mais mágica e encantada do que já é.
Existem filmes fotográficos especiais e alguns poucos modelos de câmeras digitais que são capazes de capturar imagens em infravermelho – esta que não é visível pois o seu comprimento de onda é maior do que o da luz visível ao olho humano.
Existem as fotos infravermelhas coloridas ou em preto e branco.
Nas coloridas, com o auxílio de filtros coloridos, é possível adicionar efeitos incríveis
Boas Dicas de Jefferson Allan para fazer as fotos em Infrared
Para obter ótimos resultados, quanto mais sol melhor, de preferência o sol do meio dia.
Coloque a câmera no tripé, faça o enquadramento e o foco, feito isto, desligue o autofoco e coloque o filtro na frente da lente.
Logo em seguida, vem os testes.
Abertura, geralmente o mais aberto possível, tipo f/2.8, f/4. ISO 100, mas se for preciso aumente um pouco, lembrando que a própria fotografia em infravermelho cria ruído. Velocidade, coloque em torno de 20 a 30 segundos e veja como fica.
Dois lagos embelezam ainda mais a cidade, um é o Lago Vitória Régia, o outro é o Lago do Holandês, ambos são próximos do centro e das atrações turísticas da cidade.
O fotógrafo Jefferson Allan gosta deste efeito e é adepto dele.
A fim de auxiliar os fotógrafos que ainda não são íntimos com a técnica e querem aprendê-la, Jefferson Allan dá algumas dicas no seu canal do Youtube como utiliza ela em suas imagens.
Lindas fotos em Infrared P&B pelas Lentes do Fotógrafo Jefferson Allan
Foto feita em HDR da Cidade de Holambra por Jefferson Allan
Distancias Aproximadas
São Paulo……………………………… 140 km
Campinas…………………………………… 41 km
Jundiai………………………………………….. 82 km
São José dos Campos ………………….. 185 km
Piracicaba………………………………………. 85 km
Santos ……………………………………….. 222 km
Bauru ………………………………………… 260 km
São José do Rio Preto …………………… 343 km
Serra Negra ………………………………….. 70 km
Jaguariuna ……………………………………. 18 km
Artur Nogueira ……………………………… 15 km
Holambra é uma ótima opção para fazer turismo no final de semana, é fácil chegar, as estradas são boas, e a cidade é pequena, sendo possível conhece-lá em apenas um dia, tranquilamente.