Esta foto mostra os detalhes da cabeça de uma Vespa-jóia.
A captura é resultado de um empilhamento de foco combinando 70 exposições com ampliação de 4,5x, feita pelo Fotógrafo Jefferson Allan.
Curiosidade sobre a vespa:
Algumas vespas utilizam outros animais como estoque de alimento vivo para suas larvas.
Cada espécie de vespa parasita uma espécie diferente de animal (frequentemente usam aranhas).
No caso da vespa-joia, a barata comum (Periplaneta americana) foi escolhida como hospedeira.
Primeiro a vespa-joia escolhe um alvo.
Finaliza seu oponente com um ipon, desfere uma ferroada no tórax, injetando veneno no sistema nervoso central da presa para causar a paralisia temporária das patas dianteiras.
Quando a barata para de se debater, a vespa pode fazer uma ferroada precisa, próxima à cabeça, atingindo o cérebro da futura hospedeira de seus ovos.
O veneno causa um bloqueio parcial das funções da dopamina, uma substância que é mais conhecida por causar sensação de prazer, mas que também é responsável pelo movimento. A barata está condenada, e passa a agir como um zumbi.
Sem conseguir reagir, a barata permanece no mesmo lugar, limpando suas patas, enquanto a vespa sai à procura de um buraco.
Ao voltar, ela corta as pontas das antenas do outro inseto, para beber um pouco de sangue e renovar as energias. Logo depois, conduz seu zumbi para a toca, como se estivesse levando um cachorrinho para passear.
Lá, ela coloca um ovo, fecha a entrada e vai embora, para nunca mais voltar.
Quando a larva nasce, começa a consumir sua hospedeira viva, deixando os órgãos vitais por último para garantir uma refeição fresca.
Quando a vespa-joia está formada, sai diretamente pelo abdômen da barata, lembrando a famosa cena do filme Alien, o oitavo passageiro.