A primeira companhia fundada por Henry Ford levava seu nome Henry Ford Company, em 3 de Novembro de 1901.
Em 22 de Agosto do ano seguinte ela se tornou a Cadillac Company, logo depois Henry Ford deixa a companhia e carrega os direitos de seu nome.
A Ford Motor Company foi fundada em 1903 com um investimento de US$ 28.000 de doze investidores, dentre eles os irmãos John Dodge e Horace Dodge (que futuramente sairiam da Ford e fundariam a Dodge).
Durante os primeiros anos, a companhia produzia apenas alguns carros por dia em sua fábrica na Mack Avenue em Detroit, Michigan.
Grupos de dois ou três homens trabalhavam em cada carro, fazendo a montagem com partes que em sua maioria eram produzidas por fornecedores contratados pela Ford.
Na década seguinte a companhia passou a liderar o mundo com a expansão e refinamento com o seu conceito na área de linha de montagem.
Ford trouxe a grande parte da produção das peças para dentro da fábrica em uma integração vertical que se mostrou um caminho muito melhor naquela era.
Em 1908, H. Ford introduz o primeiro motor com cabeça de cilindro removível no Modelo T.
Após o primeiro carro moderno ter sido criado em 1886 pelo alemão Carl Benz (Benz Patent-Motorwagen), métodos de produção mais eficientes eram necessários para tornar o automóvel mais acessível para a classe média.
Com o isso, em 1913 Henry Ford desenvolveu a primeira linha de montagem móvel, decaindo os preços na produção.
Tão eficiente que a ideologia de produção de Ford é usado até hoje, 100 anos depois e sendo administrado pela família durante todo esse tempo.
Henry Ford tinha 39 anos quando fundou a Ford Motor Company, que logo se tornou a maior e mais lucrativa companhia do mundo, além de sobreviver a grande depressão de 1929.
Já na década de 30, Ford apresenta o Modelo A, o primeiro carro com o vidro para-brisa temperado para maior segurança.
Lança o primeiro motor V8 de baixo custo em 1932.
Mais de 20 anos depois, em 1956, a fábrica passa a oferecer o primeiro pacote de segurança automotiva que incluía inovações como volante com regulagem de profundidade, grade frontal, os primeiros cintos-de-seguranças dos bancos traseiros e um painel de instrumentos opcional.
Além das travas de seguranças para crianças na porta em 1957 e nesse mesmo ano a primeira capota rígida retrátil e um carro de seis lugares produzido em massa.
O Ford Mustang é introduzido na linha produção em 1964 e no ano seguinte a inovadora luz-de-aviso do cinto de segurança.
Em 1951 é lançado um novo modelo de automóvel chamado Ford 1952, carro de grande porte, 6 cilindros e curvas modernas.
No ano de 1954, a Ford lança o modelo de maior sucesso da sua história, o Thunderbird, que viria a tornar-se um clássico americano.
Três anos mais tarde, introduz no mercado o Edsel, um automóvel grande e luxuoso que levava o nome do único filho de Henry Ford.
Em 1958 a empresa entra no mercado de caminhões de grande porte.
Em 1964, custando metade do preço do Corvette produzido pela Chevrolet, é lançado o MUSTANG, um carro direcionado para um público jovem em busca de emoção, que vendeu 22.000 unidades em seu primeiro dia.
Em 1966, os modelos GT40 conquistaram as três primeiras colocações em Le Mans. No ano seguinte a empresa se estabeleceu na Europa.
Em 1972 abriu unidades no continente asiático.
As pisck-ups Ford F-150 series são lançadas em 1975.
A companhia compra 25% da montadora japonesa Mazda em 1979. No ano de 1986 a empresa lança o modelo TAURUS que com seu design radical, não demorou muito para se tornar um grande sucesso de vendas nos Estados Unidos.
Em 1987, adquiriu 75% da montadora Aston Martin e comprou a locadora de veículos Hertz.
No ano de 1989, a empresa lança um de seus produtos de maior sucesso na linha de utilitários, a Ford Ranger.
Em 1990 pagou U$2.5 bilhões pela tradicional Jaguar.
No ano de 1993, dos oito modelos de carros mais vendidos dos Estados Unidos, cinco eram Ford.
Em 1996, a companhia lança um carro mundial, o Ford Mondeo.
Três anos mais tarde pagou U$6.4 bilhões pela Volvo e lançou o modelo FOCUS.
Somente no Salão de Automóveis de Detroit, que aconteceu no fim de 2002, foram lançados 15 novos modelos.
Tratores
Trator Ford 8 BR Diesel, modelo 1963
Em 1960 a Ford Motor Company lançou o seu primeiro trator agrícola produzido no Brasil, o Ford 8-BR Diesel, modelo muito popular que foi fabricado até 1976.
Os primeiros modelos eram pintados nas cores verde e amarelo, em homenagem às cores da nossa bandeira. Posteriormente saiam de fábrica pintados de azul médio.
Nos primeiros anos de produção o trator vinha equipado com um motor diesel de 44 cavalos de potencia.
“A produção do primeiro trator nacional foi iniciada em 1960, sendo que coube à Ford Motor do Brasil S.A. a apresentação do 1º trator brasileiro, cujo lançamento se deu a 09/12/1960, em solenidade especial.”
“Nesse mesmo ano de 1960, segundo a A.N.F.A.V.E.A., foram produzidos no país, 37 unidades.
No ano seguinte, a produção nacional de tratores se elevou a 2.466 e, em 1962, o número de tratores atingiu a marca de 11.092 unidades.
Em 1963 e 1964, os recordes de produção foram quebrados, alcançando as cifras de 22.110 e 33.399 unidades respectivamente, sendo que em 1964, os dados se referiam até o mês de Outubro.”
Segundo a revista Mundo Agrícola de Junho de 1965, edição Nº 162 – Caderno especial sobre Mecanização Agrícola.
Até o início dos anos 60, todos os tratores vendidos no Brasil eram importados.
A produção de um trator no país começou a tomar forma na década de 60, com a implantação de empresas estrangeiras por aqui, e o encarecimento do produto importado.
A Ford do Brasil já produzia caminhões e picapes desde a década de 1950 por isso poderiam se aventurar em produzir um trator agrícola, que antes do lançamento havia sido rigorosamente testado na Fazenda Experimental Ipanema, do Ministério da Agricultura, na cidade de Sorocaba, São Paulo.
Durante o II Salão do Automóvel realizado no ano de 1961 no Pavilhão da Indústria e do Comércio do Parque do Ibirapuera em São Paulo, o Presidente Juscelino Kubitschek, um dos maiores incentivadores da indústria automobilística nacional (e também dos tratores), foi fotografado sentado no recém lançado trator Ford 8-BR Diesel em exibição naquele salão.
O gênio por trás da marca
O americano Henry Ford foi o homem que mudou o mundo com um carro simples, produzido em massa e vendido com grande sucesso mundo afora.
A ele é atribuído o “Fordismo”, ou seja, a produção em grande quantidade de automóveis a baixo custo por meio da utilização do artifício conhecido como “linha de montagem”, o qual tinha condições de fabricar um carro a cada 98 minutos, além dos altos salários oferecidos a seus operários.
Nascido na cidade de Springwells, em uma fazenda próxima a um município rural a oeste de Detroit, no estado do Michigan, em 30 de julho de 1863, era filho do imigrante irlandês William Ford com a americana Mary Litogot, e adquiriu a paixão pela mecânica em sua casa, quando seu pai lhe deu um relógio de bolso.
Aos quinze anos, já tinha firmado a reputação de reparador de relógios, tendo desmontado e remontado os aparelhos de amigos e vizinhos inúmeras vezes.
Em 1879, ele deixou a fazenda e foi para a cidade vizinha Detroit, para trabalhar como um aprendiz de operador de máquinas, primeiro na empresa James F. Flower & Bros., e mais tarde na Detroit Dry Dock Co.
Foi nestes empregos que o jovem Henry aprendeu tudo sobre motor de combustão interna.
Em 1882, retornou a Dearborn para trabalhar na fazenda da família, quando adquiriu ainda mais experiência na operação dos motores a vapor portáteis da empresa Westinghouse.
Ele foi posteriormente contratado pela própria Westinghouse Electric Corporation. Henry se casou com Clara Ala Bryant, em 1888, sustentando-se nessa época através de uma serraria.
O casal teve um único filho, Edsel Bryant Ford, e adotou outro de origem chinesa.
Em 1891, tornou-se engenheiro da Edison Illuminating Company, embrião do que viria a ser a famosa empresa General Electric, e, após sua promoção ao cargo de Engenheiro Chefe em 1893, teve bastante tempo e dinheiro para dedicar atenção às suas experiências pessoais com motores a gasolina.
Apesar do cargo que ocupava obrigar Henry à estar disponível 24 horas por dia, ao mesmo tempo dava-lhe a oportunidade de fazer experiências, na medida em que se tornou colaborador direto e amigo íntimo do seu patrão, Thomas Edison, o inventor da lâmpada elétrica.
Em colaboração com outro de seus amigos célebres, Harvey Firestone, ele acompanhou o nascimento da excepcional adaptação da borracha a pneumáticos para automóveis, com a valiosa colaboração de Edison, que dispunha de um laboratório altamente equipado onde teve lugar uma série de experiências que contribuíram para o arranque da revolucionária descoberta.
Estes experimentos culminaram em 1896 com a conclusão de seu próprio veículo automotor denominado quadriciclo, com uma carroçaria muito leve montada sobre quatro rodas de bicicleta.
Durante os anos que se seguiram, Henry continuou tentando melhorar o motor dos seus veículos de passageiros. Em complemento, construiu um carro de corrida que ele próprio conduzia.
Finalmente, aos 40 anos de idade, junto com outros 11 investidores, fundou a Ford Motor Company em 1903. Mas nem tudo foi sucesso.
Pouco tempo depois da formação da empresa, Henry Ford foi ameaçado pela Associação dos Fabricantes de Automóveis.
Após anos de lutas em tribunais, ele ganhou o caso em 1911, acabando com o monopólio e assim viabilizando que outros pudessem tornar-se construtores do ramo de automóveis.
Ele morreu no dia 7 de abril de 1947 na cidade de Dearborn, aos 84 anos, deixando a maior parte de sua grande fortuna para a Fundação Ford, mas providenciou para que sua família pudesse controlar a empresa permanentemente.
Como único dono da empresa, ele se tornou um dos homens mais ricos e conhecidos do mundo, além de ser apontado como um dos mais influentes industriais da história.
A marca no Brasil
A FORD chegou ao Brasil no dia 1 de maio de 1919, instalando-se em um armazém da Rua Florêncio de Abreu, no centro de São Paulo, mas mudou-se para um galpão na Praça da República e depois para um prédio próprio no bairro do Bom Retiro. Nesse período, a FORD apenas montava os automóveis Ford T com peças importadas da matriz.
A empresa foi a primeira montadora de veículos a instalar-se oficialmente no país.
Em 1923 a filial brasileira produzia 40 veículos por dia, contava com 124 funcionários e capacidade de produção anual de 4.700 carros e 360 tratores.
O primeiro automóvel nacional seria lançado somente em agosto de 1957: era um caminhão F-600, com 40% de nacionalização, equipado com motor V8 a gasolina, de 167hp.
A picape F-100 chegaria dois meses depois, mas o carro de passeio só viria uma década depois: o Galaxie 500, primeiro carro nacional de luxo de grande porte.
Dois anos depois, a FORD absorveu a Willys-Overland, que já estava desenvolvendo um sedã médio com ajuda da Renault. A montadora aprovou o projeto e o lançou como FORD CORCEL, que foi um grande sucesso de vendas. Também nesta época foi lançada a F-100, primeira picape nacional; e a versão luxuosa do Galaxie (conhecida como LTD), primeiro automóvel produzido no Brasil com transmissão automática.
Nos anos seguintes a FORD revolucionou o mercado brasileiro com o lançamento da perua Belina e do Landau, versão ultra-luxuosa do Galaxie, em 1971; do Marverick em 1973; do CORCEL II em 1978; com a apresentação do primeiro veículo movido exclusivamente a álcool e a picape F-1000 a diesel com motor a diesel e capacidade de 1 tonelada de carga, em 1979; com o lançamento, em 1981, do FORD DEL REY, primeiro carro médio brasileiro e pioneiro ao instalar travas e vidros elétricos; da picape utilitária PAMPA em 1982 e do FORD ESCORT em 1983, primeiro carro com motor transversal da montadora no Brasil.
A marca no mundo
A FORD é a quarta maior produtora de carros e caminhões do planeta, um gigante com faturamento superior a US$ 128 bilhões, 164 mil empregados, mais de 5.3 milhões de veículos vendidos em 2010 e mais de 70 fábricas, instaladas em países como Estados Unidos, Canadá, México, Reino Unido, Alemanha, Turquia, Brasil, Argentina,
Austrália e China.
Depois dos Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha são os mercados mais importantes para a marca no mundo.
Atualmente a empresa é proprietária das marcas Lincoln, Mazda (da qual controla 33.4%), além da brasileira Troller. Entre os dez modelos de veículos mais vendidos do mercado americano em 2010, a FORD detém o primeiro lugar com os caminhões leves F-SERIES e o oitavo com o FUSION.
Algumas frases de Henry Ford
“O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência.”
(Henry Ford)
Não encontro defeitos.
Encontro soluções.
Qualquer um sabe queixar-se.
(Henry Ford)
“O homem que empenha todo o seu trabalho e imaginação em oferecer por um dólar o mais possível, em vez de menos, está condenado ao sucesso.”
(Henry Ford)
“Se o dinheiro for a sua esperança de independência, você jamais a terá.
A única segurança verdadeira consiste numa reserva de sabedoria, de experiência e de competência.”
(Henry Ford)
“Há um punhado de homens que conseguem enriquecer simplesmente porque prestam atenção aos pormenores que a maioria despreza.”
(Henry Ford)
* Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre e Mundo das Marcas