O Que É Uma # Hashtag?
O hashtag é uma palavra-chave precedida pelo símbolo #, que as pessoas incluem em suas mensagens.
Essencialmente, ela faz com que o conteúdo do seu post seja acessível a todas as pessoas com interesses semelhantes, mesmo que eles não sejam seus seguidores ou fãs.
Por exemplo, digamos que você seja um fã da Apple e que você esteja pensando em comprar um iPhone 5.
Ao pesquisar por “#iPhone5” em qualquer rede social irá mostrar os posts e fotos de todos os usuários que usaram “#iPhone5” em suas mensagens.
As hashtags aparecem como links clicáveis quando usadas em mensagens, bastando clicar sobre elas para ver todos os resultados relevantes.
A hashtag é transformada em um hiperlink, que também pode se indexado por motores de busca na internet, como o Google.
Em outras palavras, o usuário poderá buscar por determinado assunto, através da procura pela respectiva hashtag na própria rede social ou em um site de buscas (Google).
Antigamente, o símbolo # (também chamado por nós de “jogo-da-velha”) era usado apenas em algumas situações especiais, como nas artes gráficas.
Mas então veio o Twitter e transformou este símbolo mundano em uma sensação online.
Hoje, se você está no Twitter, Instagram, Pinterest, Google+, YouTube ou Facebook, você simplesmente não tem como evitar a presença das #hashtags.
Para o iniciante nas redes sociais, as hashtags podem ser algo confuso e inútil à primeira vista.
Mas se você entender o seu propósito e aprender a usá-las, as hashtags são uma ferramenta poderosa para ajudá-lo a envolver o seu público-alvo e aumentar o reconhecimento da sua marca.
A hashtag surgiu no Twitter, como sugestão do desenvolvedor e defensor de software aberto Chris Messina.
Messina se inspirou no uso do símbolo em canais de chat, mas ele é usado por programadores desde os anos 60.
Demorou um pouco, mas a ideia pegou.
Em 2009, o Twitter começou a “hiperlinkar” (transformar em link para outra página) qualquer palavra escrita como hashtag.
No ano seguinte, a rede social estreou os Trending Topics, assuntos mais comentados, que compila as 10 hashtags mais utilizadas no momento.
Hashtags passaram também a ser usadas em outras redes sociais.
No Instagram, por exemplo, são um recurso bem presente.
O mesmo não se pode dizer do Facebook, onde a utilização de hashtags é bem mais tímida.
Apesar da presença das hashtags em diversas redes, o Twitter é mesmo a casa da hashtag.
Qual o seu significado?
Nos EUA, o símbolo faz referência a “pound” (libra), nome pelo qual a hashtag é conhecido pelo fato da tecla com o símbolo no telefone ser chamada de “pound key”.
Pelo mesmo motivo, no Brasil o símbolo é comumente chamado de “jogo da velha”.
Nos EUA, porém, seu nome mais tradicional é “number sign”.
Antes, era praticamente usado apenas nesse sentido: “#1? quer dizer “número um”.
Em português, o # tem três nomes “oficias”: cerquilha, antífen ou cardinal.
Já no Reino Unido o símbolo sempre foi conhecido como “hash”, vindo daí o termo atual hashtag, que adiciona o termo “tag”, palavra-chave utilizada para identificar e indexar conteúdo na internet.
Como As Hashtags Ajudam A Promover seu Negócio?
Assumindo que o seu perfil nas redes sociais seja público, usar hashtags faz com que as suas mensagens sejam visíveis para qualquer um que compartilhe o seu interesse.
Isso faz com que os seus posts não fiquem mais limitados à apenas seus seguidores – o seu conteúdo será acessível a todos os interessados.
Escolher a hashtag certa irá ampliar enormemente o alcance das suas mensagens para milhares de potenciais seguidores, fãs ou clientes.
Como criar Uma Hashtag Eficaz
Para criar uma hashtag, tudo o que você precisa fazer é juntar um # e uma palavra-chave relevante.
Você pode inserir hashtags em qualquer lugar em suas mensagens: frente, meio ou fim.
Algumas pessoas gostam de colocar as suas hashtags no meio dos posts, enquanto outros preferem inseri-las no final o resultado é o mesmo, desde que suas hashtags sejam relevantes.
As hashtags são poderosas, quando usadas sabiamente.
Nada afasta as pessoas mais do que um post confuso com e com hashtags em excesso ou muito longas, como #VejaOQEuComiNoMeuAlmoçoHoje.
Como regra geral, no Twitter não se usa mais do que uma ou duas, mas no Instagram dá pra usar quatro ou cinco hashtags sem problemas.
As Hashtags São Todas Iguais?
No formato sim, mas elas variam de acordo com o conteúdo e o seu uso.
Costuma-se dividir as hashtags em três tipos básicos:
. Hashtags de Conteúdo: Se você é totalmente novo no mundo das hashtags, em primeiro lugar considere usar hashtags que se relacionam diretamente com a sua marca, produto ou serviço.
Hashtags de conteúdo irão expor a sua marca para muitos clientes em potencial, que antes não eram familiarizados com a sua marca.
Se você possui uma confecção de roupas, usar hashtags como #camisetas ou #moda irá expor o seu negócio para pessoas que ainda não o conhecem.
. Trending Hashtags: Outra ótima maneira de aumentar a visibilidade da sua marca é usar as hashtags existentes e que estão na moda (isso é, que estão “trending”).
Mas antes de usar uma dessas hashtags, tenha certeza de que a sua mensagens realmente está agregando valor à conversa existente.
Se seu post não agrega valor, ele será ignorado e, até mesmo, poderá ser considerado spam.
Se, contudo, o seu post é informativo, engraçado ou viral, ele será compartilhado por outros usuários e isso irá ampliar o alcance da sua marca.
. Hashtags Originais: Às vezes, o problema com o uso de hashtags genéricas ou populares é que seus posts podem se perder no meio de centenas de mensagens que estão usando as mesmas hashtags.
Por isso, é uma boa ideia criar suas próprias hashtags, específicas para o seu negócio ou sua marca.
Elas poderão ser usadas em campanhas específicas (para uma promoção especial) ou então como forma de fortalecer as suas campanhas de marketing regulares (usadas em todos os seus canais sociais, sempre que relevante).
As hashtags também vem sendo usadas com bastante frequência como um adendo, geralmente bem-humorado, a um comentário.
Nesse tipo de uso, a hashtag funciona também como uma maneira de condensar o espírito ou mensagem do post, sendo útil também para economizar caracteres.
Foi desse modo de utilização que surgiu o famoso meme #chatiado (ou #xatiado)
Algumas Hashtags mais usadas
As hashtags mais populares no Brasil e no mundo estão presentes no Instagram e no Twitter, plataformas que funcionam como microblogs.
Entre as principais, então:
#instagood – Típica hashtag do Instagram.
Significa que o usuário sente orgulho da foto que fez e publicou.
#tbt – Sigla em inglês de Throwback Thursday.
Em português, quer dizer “voltar no tempo”.
Normalmente, na quinta-feira os usuários postam fotos de quando uma pessoa era jovem, criança ou bebê.
#photooftheday – “Foto do dia”, em inglês.
#instamood – Fotos que representam o seu estado de humor.
#ootd – Significa Outfit Of The Day, em inglês.
“Look do Dia”, em português.
#follow – Seguir.
#instadaily – Foto publicada no Instagram que revela um pouco do cotidiano do usuário.
#bestoftheday – A melhor publicação (ou foto) feita no dia.
#regram – Repostar uma imagem que alguém já tinha postado anteriormente.
#followback – Indicação para seguir o usuário de volta.
#tagsforlikes – A pessoa coloca várias hashtags para conseguir curtidas.
Uma “estratégia” muito utilizada no Instagram.