Cachorro labrador sentiu dificuldades para desfilar devido ao calor na Avenida Beira Mar.
O amor pelos animais é um dos requisitos para ingressar na Companhia de Policiamento com Cães (CPCães) da Polícia Militar do Ceará.
E uma imagem compartilhada nas redes sociais mostra o companheirismo entre os agentes e os cães da companhia.
Durante o desfile de 7 de Setembro, nesta quinta-feira (7), um soldado da CPCães marcha com o animal nos braços durante o percurso na Avenida Beira Mar, em Fortaleza, após o cão sentir dificuldades para caminhar devido ao forte calor.
A foto foi compartilhada e viralizou nas redes sociais, gerando diversos comentários positivos.
“Com o atraso que teve o ‘bichim’ ‘tava’ cansado e o asfalto pegando fogo.
Parabéns ao seu colega de trabalho que o carregou nos braços”, comentou uma internauta.
“Parabéns ao policial.
Respeito acima de tudo.
Esse sim tem amor pelo animal”, escreveu outra pessoa.
Segundo o subcomandante do CPCães, major Francisco de Vasconcelos, o cachorro que aparece na imagem é o ‘Marley’, um labrador que está há cerca de três anos na corporação.
O cão realiza o trabalho de Terapia Assistida por Animais (TAA), conhecida como Pet Terapia, visitando hospitais e associações beneficentes para auxiliar no tratamento de doenças.
O major explica que, durante o desfile, o cão teve dificuldades para caminhar devido ao forte calor, já que a marcha começou por volta das 11h. Diante disso, o soldado Braga, da Polícia Militar, pôs o cachorro nos braços e continuou o desfile.
“Isso mostra como é a nossa companhia.
Mostra a proximidade e o amor que o policial estabelece com o seu cão.
E isso acontece com toda a companhia.
Se o policial sente que o animal não vai conseguir, ele pega o cão, coloca no braço e segue sem deixar ninguém pra trás”, comentou o subcomandante Vasconcelos.
Vasconcelos explica que, antes de desfiles como o do Dia da Independência, os cães recebem um tratamento especial. O cachorro fica aguardando na sombra, é hidratado e recebe uma proteção especial para que a temperatura do asfalto não queime as patas.
O desfile do Dia da Independência de quinta-feira também marcou a última participação de um outro animal do CPCães, um outro cão da raça pastor alemão.
Ele estava atuando há oito anos na corporação, tempo máximo de serviço para um cachorro, conforme o subcomandante Vasconcelos.
A Companhia de Policiamento com Cães (Cpcães) pertencente ao Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) da Polícia Militar.
Cerca de 40 cães integram a companhia atualmente.
Os animais auxiliam os policiais em trabalhos como buscas por desaparecidos, apreensões de drogas e serviços à comunidade.
O CPCães faz parte da Polícia Militar há cerca de 41 anos.
Fonte: G1-CE – Valdir Almeida