Segundo a Parrot, o recém lançado Anafi pretende ser um marco no setor no setor de drones
Dois anos atrás, em Paris, uma equipe de engenheiros da Parrot projetou o Anafi, um drone com objetivo de incluir novas capacidades. Segundo o comunicado oficial da empresa, para o desenvolvimento desta aeronave remotamente pilotada a Parrot entrou em “modo start-up”, mobilizando toda a empresa e dando um novo passo para a indústria de drones.
A Parrot levou em conta o feedback dos usuários para atender quatro necessidades essenciais: qualidade da imagem, desempenho de voo, capacidade de ser transportado e facilidade de uso do software e da pilotagem.
Destes quatro imperativos fundamentais foi criado o Anafi, um drone que pretende, segundo a Parrot, ser um marco no setor:
drone Parrot Anafi• Um drone ultra-portátil, compacto, robusto, leve e dobrável com um sistema de carregamento USB-C;
• Uma câmera 4K HDR com zoom, um sensor de 21MP, um sistema de estabilização de três eixos com, pela primeira vez, uma câmera de rotação vertical de 180° e um zoom sem perda de até 2,8x;
• Tempo de voo de 25 minutos, possibilitado por um design “bio-inspirado” combinado com uma bateria inteligente;
• Um novo aplicativo intuitivo com movimentos automatizados do drone e da câmera.
Design
A observação de insetos está na origem do conceito da Anafi. A Parrot seguiu a estrutura anatômica de um inseto, dividindo o veículo em três partes: a cabeça (a câmera e o gimbal), o tórax (a eletrônica e a mecânica estão reunidas no centro) e o abdômen (é a grande bateria na escala do drone).
O Anafi é um drone ultracompacto, robusto e dobrável de 320 gramas. Seus quatro braços se dobram e se desdobram em menos de três segundos. O mesmo para o controle remoto, Parrot Skycontroller 3, que se desdobra em um segundo e, em seguida, conecta-se automaticamente ao Anafi.
Equipado com um conector USB tipo C, o Anafi pode ser carregado com carregadores de telefone e PC. Ele se conecta de carro, um computador, o cabo de um smartphone ou um ‘powerbank’
Imagens
A óptica, especialmente desenvolvida para o Anafi, suporta temperaturas de -10°C a + 40°C. O Anafi usa um sensor Sony IMX230 de última geração e um processador de vídeo Ambarella para produzir imagens 4K HDR (30fps) e 21MP.
O HDR aprimora a renderização de cenas de fundo para vídeos e gera equilíbrio entre luz e sombra. O formato 4K Cinema oferece uma proporção de 17:9 para vídeos de qualidade profissional.
O ANAFI, através da sua aplicação móvel dedicada FreeFlight 6, permite-lhe escolher entre três modos de vídeo:
• Cinema 4K: 24 fps
• 4K UHD: 24, 25, 30 fps
• 1080p: 24, 25, 30, 48, 50 ou 60 fps
A câmera do Anafi é montada em um gimbal estabilizado em três eixos que combina o melhor das estabilizações mecânicas e digitais. Torna possível obter imagens e vídeos com inclinação vertical de -90 ° a + 90 °. Também pode inclinar horizontalmente de -40 ° a + 40 ° para garantir a estabilização do horizonte, quaisquer que sejam as condições do voo. Além disso, a estabilização digital fornece +5 ° a -5 ° EIS na direção do voo. Este sistema limita a vibração angular a 0,004°.
O sensor Anafi de 21MP (5344×4016) oferece resolução 1,4x maior que 4K (3840×2160) e 2,8x maior que 1080p (1920×1080).
Também é possível ampliar 3x em zoom digital. O Anafi conta, ainda, com o efeito Dolly Zoom. Automático, esse recurso permite ampliar um tema fixo enquanto move o fundo.
Bateria
O Anafi tem usa bateria de lítio polímero inteligente, otimizada para obter a melhor densidade de potência em um pequeno volume e uma alta taxa de descarga, o que permite ao drone obter um tempo de voo de 25 minutos.
Além disso, a bateria do Anafi monitora continuamente seu nível de carga (independentemente da temperatura e do envelhecimento da célula). Durante um voo, o drone avalia o nível de carga e retorna à sua posição de decolagem.
A bateria possui um carregador integrado, compatível com o mais recente padrão USB (USB-C) e pode ser carregada através de um carregador de telefone, powerbank ou laptop. Por último, mas não menos importante, a bateria do Anafi tem um modo de hibernação para proteger sua química interna. Para ativá-lo, o usuário deve carregá-lo totalmente antes do primeiro voo.
Voo e Comunicação
A forma do Anafi, os materiais usados e o design de suas hélices foram otimizados para torná-lo o mais silencioso possível.
Cada pé do Anafi é equipado com uma antena de banda dupla (2,4 GHz e 5 GHz) para garantir uma conexão ideal com o controle remoto Parrot Skycontroller 3, independentemente da orientação do drone. Este sistema de transmissão omnidirecional usa protocolos compatíveis com Wi-Fi desenvolvidos pela Parrot.
O Anafi monitora constantemente seu ambiente Wi-Fi para mudar para outro canal quando o que ele usa estiver muito lotado. Isso garante um desempenho ideal de utilização de espectro e permite que o drone voe até quatro quilômetros, por exemplo, sem obstáculos ou interferência, mantendo a transmissão de vídeo.
O aplicativo FreeFlight 6 oferece dois modos de controle manual: Filme e Esporte. No modo desportivo, o Anafi atinge picos de velocidade de até 55 km/h e suporta ventos de até 50 km/h.
Os usuários podem, ainda, personalizar configurações como a inclinação do drone, sua velocidade de rotação, a velocidade da inclinação da câmera, etc.
No FreeFlight 6, os principais recursos são acessíveis diretamente da página inicial. A interface de voo se adapta a todos os usuários: os iniciantes têm acesso a modos de controle automático, como SmartDronies ou CineShots; enquanto fotógrafos profissionais podem selecionar ou personalizar as configurações da câmera.
O aplicativo FreeFlight 6 e o controle remoto de longo alcance Skycontroller 3 foram desenvolvidos em conjunto. A interação entre os dois permite aos usuários controlar o movimento do gimbal e do zoom com duas teclas dedicadas.
A Anafi oferece modos de controle automático: os SmartDronies, o modo cameraman e o Follow Me, que usam uma rede neural para reavaliar a trilha e/ou alvo de cada imagem, com foco no sistema de rastreamento de reconhecimento de formas. Um processo de aprendizado de máquina foi realizado pelos engenheiros da Parrot com um banco de dados de imagens de pessoas e veículos.
O Anafi chega em julho pelo preço sugerido de US$ 699 e a Parrot também está oferecendo baterias avulsas pelo valor sugerido de US$ 99.