Certa vez Chico Xavier foi questionado sobre o que ele achava de espíritos que fumam, tomam cachaça, champanhe, etc.
Chico respondeu que tinha o maior respeito por esses espíritos e que eles eram extremamente necessários.
Deu exemplo das Pombas Giras que para muitos podem parecer espíritos tenebrosos.
Segundo ele, as mães de filhos que cometeram suicídio ao desencarnarem ficam desesperadas à procura de seus filhos.
Mas eles se encontram numa região de difícil acesso, chamada Vale dos Suicidas, e sob o comando de espíritos que não permitem que outros lá entrem.
Segundo Chico, as Pomba Giras são os únicos espíritos que conseguem transitar por esse local sem nenhum tipo de impedimento e elas, uma vez por ano promovem o encontro desses filhos suicidas com suas mães desencarnadas.
CHICO XAVIER E POMBAGIRA: ENTENDA A RELAÇÃO ENTRE A ENTIDADE E O ESPIRITISMO
O espiritismo e a umbanda são religiões moldadas a partir do contato com outras entidades e o cristianismo.
O espiritismo veio da França, através de Allan Kardec, com os ensinamentos de reencarnação, a mediunidade e a comunicação com as entidades.
E a Umbanda, por sua vez, que surgiu no século XX no Rio de Janeiro, principalmente durante os períodos de escravidão brasileira, com conceitos muito próximos do espiritismo, como a espiritualidade, o culto a Deus e o processo de reencarnação. Neste artigo entenda qual a ligação entre Chico Xavier e Pomba gira.
Entretanto, muitas polêmicas se criaram quando da chegada de pomba gira ao Brasil, junto com a Umbanda.
O catolicismo da época a nomeou como a figura diabólica daquela região e, com isto, a imagem da pomba gira foi se negativizando.
Mas o que Chico Xavier e pomba gira têm em comum?
Bem, pomba gira, como qualquer outra entidade, é um espírito para ambas as religiões.
Chico Xavier dizia que devemos respeito a todos os espíritos, pois todos são mutáveis e decisões arrogantes podem trazer consequências para a imortalidade.
Como a imagem da pomba gira intrigou os católicos no período colonial brasileiro, muitas pessoas, até mesmo alguns adeptos do espiritismo, alimentavam preconceitos em relação a esta entidade.
Por outro lado, Chico Xavier sempre pregou que o conhecimento de todo o mundo espiritual é necessário, antes mesmo que o vejamos com os olhos terrestres.
POMBA GIRA: SEU SIGNIFICADO ESPIRITUAL
A pomba gira, segundo Chico Xavier, é uma entidade com forte intensidade espiritual.
Precisamos entender por que ela foi tão mal vista entre os católicos.
Bem, antes de tudo, a pomba gira se caracteriza por ser o Exu em sua forma feminina, ou seja, seus níveis de luz são extremamente elevados e possuem ligações diretas com os Orixás.
A pomba gira é a mulher bem-arrumada que sempre se mostra envolta pelo manto escarlate da sensualidade.
Com maquiagem forte e cigarrilhas à boca, ela é a figura-alvo da liberdade espiritual.
A partir da sua imagem, os cristãos e certos espíritas não conseguiram incluí-la em seus cultos, principalmente nos rituais de tradição do espiritismo e, por isso, ela ganhou apenas uma visão demonizada.
Sabe-se que na África não havia distinção entre o bem e o mal, como distinguimos hoje no ocidente, através do discurso judaico-cristão.
Portanto, foi mais cômodo referenciar a pomba gira ao lado que feriam os dogmas da Igreja da época, como o cigarro, a sensualidade da mulher, a liberdade de viver a sua essência e o charme.
Estas características foram interpretadas por Chico Xavier como apenas a liberdade do Exu-feminino, sem que houvesse a necessidade de enquadrá-lo em outras doutrinas.
A pomba gira estimula na mulher a sua virtude feminina, visto que todas as mulheres – que são incorporadas por esta entidade – revelam um chacra repleto de uma beleza divina e poderosa.
As ideias e vivências de Chico Xavier e pomba gira têm visões conjuntas de liberdade e intensidade naquilo em que se vive, pois a vida numa encarnação é única e esta nunca retorna, apenas prossegue rumo à eternidade.
Respostas sobre UMBANDA e CANDOMBLÉ dadas pelo médium mineiro CHICO XAVIER no programa Pinga Fogo de 1971
UMBANDA
Pergunta: Quem são os “pretos-velhos”, “exus” e “pombas-giras” que incorporam na Umbanda?
Se são espíritos de luz, por que há necessidade de cigarro, cachaça e sons barulhentos?
Resposta:
Para espíritos de luz, ou seja, espíritos superiores e puros, não existem necessidades materiais.
Os espíritos que trabalham nos terreiros, em sua grande maioria, são aqueles que ainda guardam grandes necessidades das sensações terrenas e por isso usam os médiuns para absorvelas; quando não têm, fazem-no através dos despachos.
São, na classificação da Doutrina Espírita, chamados de espíritos mais simples.
É claro que existem aqueles outros que, mesmo tendo condição moral mais elevada, manifestam-se nos terreiros de Umbanda, guardando os procedimentos ali adotados.
CANDOMBLÉ
Pergunta: Qual a diferença entre as entidades de luz da Doutrina Kardecista e os orixás do Candomblé, que são reverenciados em seus templos com bons pratos, roupas tradicionais e músicas?
Isso não seria prendê-los ao materialismo?
Resposta:
Primeiro; devemos esclarecer que a Doutrina não é Kardecista e sim dos Espíritos.
Allan Kardec foi o codificador dessa Doutrina, ou seja, através de método científico, reuniu e compilou, com a ajuda de vários médiuns, as informações que hoje conhecemos editadas nos livros básicos da Doutrina Espírita.
Quanto à diferença entre “entidades de luz”, ou seja, espíritos de luz e os orixás do Candomblé; esta reside no fato de que os espíritos de luz encontram-se em elevada condição de evolução moral, estando, portanto, livres das sensações materiais.
Sem dúvida que as oferendas que recebem os “orixás” os prendem à matéria.
(Da Obra “Plantão De Respostas “ – Emmanuel E Francisco Cândido Xavier)
Veja aqui as declarações de Chico Xavier sobre Umbanda e espíritos de luz, no programa Pinga Fogo de 1971.
Grande beijo no coração
Bell-Taróloga