Justiça das aflições
Bem-aventurados os que choram, pois que serão consolados.
Bem- aventurados os famintos e os sequiosos de justiça, pois que serão saciados.
Bem- aventurados os que sofrem perseguição pela justiça, pois que é deles o reino dos céus.
(S. MATEUS, cap. V, vv. 5, 6 e 10.)
Bem-aventurados vós que sois pobres, porque vosso é o reino dos céus.
Bem- aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis saciados.
Ditosos sois, vós que agora chorais, porque rireis.
(S. LUCAS, cap. VI, vv. 20 e 21.)
Mas, ai de vós, ricos que tendes no mundo a vossa consolação.
Ai de vós que estais saciados, porque tereis fome.
Ai de vós que agora rides, porque sereis constrangidos a gemer e a chorar.
(S. LUCAS, cap. VI, vv. 24 e 25.)
Somente na vida futura podem efetivar-se as compensações que Jesus promete aos aflitos da Terra.
Sem a certeza do futuro, estas máximas seriam um contra-senso; mais ainda: seriam um engodo.
Mesmo com essa certeza, dificilmente se compreende a conveniência de sofrer para ser feliz.
E, dizem, para se ter maior mérito.
Mas, então, pergunta-se: por que sofrem uns mais do que outros?
Por que nascem uns na miséria e outros na opulência, sem coisa alguma haverem feito que justifique essas posições?
Por que uns nada conseguem, ao passo que a outros tudo parece sorrir?
Todavia, o que ainda menos se compreende é que os bens e os males sejam tão desigualmente repartidos entre o vício e a virtude; e que os homens virtuosos sofram, ao lado dos maus que prosperam.
A fé no futuro pode consolar e infundir paciência, mas não explica essas anomalias, que parecem desmentir a justiça de Deus.
Entretanto, desde que admita a existência de Deus, ninguém o pode conceber sem o infinito das perfeições.
Ele necessariamente tem todo o poder, toda a justiça, toda a bondade, sem o que não seria Deus.
Se é soberanamente bom e justo, não pode agir caprichosamente, nem com parcialidade.
Logo, as vicissitudes da vida derivam de uma causa e, pois que Deus é justo, justa há de ser essa causa.
Isso o de que cada um deve bem compenetrar-se.
Por meio dos ensinos de Jesus, Deus pôs os homens na direção dessa causa, e hoje, julgando-os suficientemente maduros para compreendê-la, lhes revela completamente a aludida causa, por meio do Espiritismo, isto é, pela palavra dos Espíritos.
(Allan Kardec O Evangelho Segundo o Espiritismo)
Veja também o Horóscopo do dia
Beijo grande
Bell-taróloga