A prática espírita exige de nós o conhecimento de si mesmo e a elevação do ser à matéria.
Com isso entram fatores importantíssimos no âmbito psicológico-social que influenciam na nossa caracterização enquanto espíritos.
A filosofia espírita é baseada no estudo detalhado de casos reais com possibilidades de reflexões suficientemente baseadas a ponto de nos tornar questionadores insaciáveis em busca de respostas cada vez mais amplas e ao mesmo tempo específicas.
O espiritismo estimula o espírita a buscar o autoconhecimento, que é a base para a compreensão de si mesmo e seu papel junto a sociedade.
Através dos estudos espíritas buscamos dentro de nós a solução para os problemas do mundo.
A percepção do espírito é para nós espíritas como a percepção descartiana do “penso logo existo” .
Através dessa percepção espiritual o ser amplia seus horizontes de pensamento e busca através de uma nova perspectiva , mais branda, calma e muitas vezes mais sensata.
O espiritismo instrui o ser a se enxergar como parte de um todo de forma positivista, racional e humanitária.
Segundo os espíritos o espiritismo é a terceira revelação, o consolador prometido por Jesus e isso se evidencia mais com o passar do tempo em que a filosofia espírita preenche uma lacuna maior entre a racionalidade e a religiosidade.
Buscamos através da fé o entendimento lógico baseado em estudos e reflexões demoradas.
Com isso obtemos uma doutrina extremamente costurada nas ideias que, ao se conectarem, nos dão um quadro mais nítido sobre o que somos e para aonde vamos.
Aliás as questões básicas da antropologia que são, do prisma filosófico, questões que sempre instigaram o homem são respondidas todas desde a publicação de “O livro dos espíritos” de Allan Kardec.
Através desse conhecimento trazido do além, o homem tornou-se capaz de analisar a realidade com o olhar espiritual, recebeu novas definições quanto a vida espiritual e pôde, finalmente, ligar as reflexões de filósofos com a prática existencial.
Kardec por si só já era um grande filósofo. Formado na escola de Pestalozzi, desde cedo sempre foi grande questionador e comprovou ao entrar nessa renomada instituição de que se tratava de um espírito com grande valor adquirido de existências anteriores como estudioso.
Kardec chama nossa atenção para que o deslumbramento mediante ao fato mediúnico não seja mais importante que a questão filosófica por trás daquelas mensagens recebidas.
Desde as respostas mais inteligentes a perguntas mais inteligentes, kardec se afastou das atividades pueris com relação a mediunidade e tratou de assuntos mais sérios e de caráter filosófico mais relevantes como questões éticas, sociais, filosóficas e morais.
Isso deu ao espiritismo um Status nunca antes alcançado pro uma religião na época do positivismo: O de ciência.
Pois através de comprovações factíveis o espiritismo mostrava que era real e não apenas produto de reflexões ilimitadas de caráter real.
A filosofia neste caso ajudou a montar no espiritismo um padrão de análises e a formação de uma doutrina.
A doutrina espírita se consagrou através das décadas seguintes com outros ilustres médiuns e divulgadores espíritas que buscaram dentro de seus estudos fazer a ponte do pensamento filosófico espírita e a nossa percepção de mundo.
Podemos citar : Léon Denis, Sir Arthur conan doyle , entre outros grandes pensadores e divulgadores espíritas.
Do ponto de vista espírita, a doutrina nos traz o elo de ligação perfeito à filosofia.
Entendemos que a percepção é uma faculdade geral do espírito, que se desenvolve conforme suas consecutivas existências, construindo “da base ao teto” o caráter e a sua individualidade como um todo.
Com isso temos que a Filosofia espírita nos comporta a ideia de que temos que nos conhecer, nos melhorar e de forma humanitária e coerente melhoraremos o mundo.
Através dessa filosofia a educação do homem como um todo se torna mais evidente e mais dinâmica, misturando-se ao empirismo social e às novidades de características morais.
O homem torna-se controlador de si mesmo a medida que se eleva e se conhece.
Somente através disso é que a evolução se dá.
Devemos tratar a filosofia espírita com o máximo de respeito pois foi através dessas inúmeras reflexões que Kardec pôde nos trazer um conteúdo tão rico de renovações e esperanças a todos nós!
(Espiritismo da Alma – Conteúdo Espírita cristão com base na doutrina codificada por Kardec)
Bibliografia utilizada como apoio:
KARDEC, A. O Livro dos Espíritos.
PIRES, J. H. Introdução à Filosofia Espírita. 1.ed., São Paulo, Paideia, l983.
DOYLE, A.C. A História do espiritismo. 2 ed. FEB.
Grande beijo no coração
Bell-Taróloga