Segundo Fran Camargo o Facebook e os grupos de fotografia trouxeram um oxigênio enorme para as pessoas que gostam de compartilhar suas imagens e trabalho.
No início dos anos 70 Fran Camargo começou sua carreira de fotógrafo trabalhando no Jornal de Piracicaba, sendo o primeiro fotógrafo contratado para trabalhar em tempo integral para um jornal em Piracicaba. O que foi marcante é que tinha apenas 15 anos de idade. Depois trabalhou como chefe do Laboratório de Cine – Foto – Som da Faculdade de Odontologia de Piracicaba – UNICAMP. Passou pelo jornal “O Diário”, trabalhou como freelance, fotografou eventos sociais, empresas, esporte, polícia, etc.
Gosta de desafios, tem facilidade para ensinar tanto é verdade que ministra cursos de fotografia e de photoshop. Ele não se considera especialista em nenhuma área, fotografa o que tem vontade e as oportunidades que surgem. Esta é a sua metodologia e filosofia de trabalho. Venceu alguns concursos como “Foto é o Bicho” com uma foto de uma Onça Parda. Também ficou com o primeiro lugar no concurso promovido pelo Consorcio da Bacia dos Rios Piracicaba, Capivari, Jundiaí que tinha como tema os mananciais da região com uma foto do Rio Piracicaba; tem três menções honrosas no concurso Prêmio Etanol. Já expos seus trabalhos na Ilha da Madeira – Portugal no Museu da Luz; Coihayque – Patagônia – Chile no Centro Cultural da Patagônia; em Copiapó – Atacama – Chile no Centro Cultural do Atacama; no centro cultural e Engenho Central de Piraciccaba em 2011 “Havana a cidade que parou no tempo”; em 2012 com “Uma viagem pela Ilha da Madeira, Colômbia, Patagônia e Marrocos”. Seus objetivos: uma nova exposição para 2014 ainda sem tema definido; publicação de um livro com suas fotos mais significativas que tem um título provisório de “Andanças”. Também pretende iniciar Workshops pelo Brasil e pela América Latina.
Fran Camargo esteve recentemente no Deserto do Atacama no Chile realizando uma expedição fotográfica.
Conheça mais sobre o trabalho de Fran Camargo no Facebook
Todas as imagens com autorização.