Peças fizeram parte de exposição realizada na Escola Municipal Paraíso das Acácias, nesta quinta-feira (17).
Crianças entre 9 e 12 anos de idade de uma escola pública municipal de Macapá produziram maquetes que reproduzem pontos turísticos e locais históricos da capital do Amapá.
As peças dos alunos fizeram parte da exposição “Macapá, minha cidade tem histórias, lendas e encantos”, realizada nesta quinta-feira (17) na Escola Municipal Paraíso das Acácias, localizada no bairro Muca, na Zona Sul.
Além das maquetes do Monumento do Marco Zero, da Fortaleza De São José e do Padroeiro da São José, os estudantes apresentaram uma versão da música “Igarapé das Mulheres”, de autoria do cantor amapaense Osmar Junior, e expuseram poesias autorais.
De acordo com a professora Rosecleide Sardinha, a ideia surgiu após ela notar, durante uma pesquisa em sala de aula, que boa parte dos alunos não conhecia a história dos monumentos ou da própria cidade de Macapá.
“Começou com os pontos turístico.
Apesar da grande maioria dos alunos ser daqui, eles não conheciam a história dos lugares, muitos deles nunca nem foram visitar esses locais tão importantes para a história da nossa cidade. Foi assim que decidimos criar essa exposição”, contou.
O professor Genivaldo Silva, de 44 anos, também ajudou na realização do projeto e acredita que a mostra tem grande valor pedagógico e motiva os alunos a aprenderem mais sobre o lugar onde nasceram.
“A ideia é fazer com que os estudantes conheçam a cidade de forma educativa, inclusive a história dos monumentos históricos.
Essas informações não estão disponíveis tão facilmente por aí, tivemos um certo trabalho para reunir esse material”, disse.
Ele destaca ainda a dificuldade em encontrar informações oficiais sobre a história da cidade, seja em órgãos públicos ou no próprio setor administrativos dos pontos turísticos.
O professor recorreu ao acervo da Rede Amazônica para encontrar esses dados e fotos históricas, para assim poder realizar o trabalho juntamente com seus alunos.
(Fonte: G1 – Por Ugor Feio, G1 AP — Macapá)