
Brasil sedia a primeira Olimpíada da América do Sul
Os Jogos serão disputados por quase 11 mil atletas de 205 países
Cerimônia de abertura foi elogiada e culminou com a pira olímpica sendo acesa por Vanderlei Cordeiro de Lima
A abertura das Olimpíadas Rio 2016 foi maravilhosa e sensacional, deu orgulho ao Brasil com um show de imagens e com muita história do nosso país, desde os índios, até a chegada dos portugueses, dos negros e os outros imigrantes que formaram o nosso país.
Depois, no ápice de tudo, Santos Dummont sobrevoa o Rio e encontra, em Ipanema, a garota da música clássica de Tom Jobim, “Garota de Ipanema”, representada na abertura pela gaúcha mais famosa do mundo, a modelo Gisele Bündchen, percorrendo a maior passarela da sua vida.

A abertura começou com uma contagem regressiva com bailarinos no centro do Maracanã, efeitos especiais, em seguida, uma grande onda do mar invadiu o estádio com efeitos especiais contando a história do descobrimento do Brasil.
Era o início das projeções sobre o campo do estádio,como a subida e descida de prédios enquanto bailarinos simulavam movimentos de parkour.
A história do Brasil foi contada começando pela floresta intacta, cuidada pelos índios, que construíram suas ocas, a passagem para uma sociedade agrícola até chegar ao Brasil urbano das grandes cidades.

Sempre acreditamos em vocês
Em seu discurso na cerimônia de abertura da Olimpíada, o presidente do Comitê Olímpico Internacional,Thomas Bach, disse que “todos os brasileiros devem estar muito orgulhosos nesta noite”.
“Com os Jogos como catalisadores, vocês conseguiram em apenas sete anos o que gerações anteriores só podiam sonhar”, disse ele.
“Vocês conseguiram isso em um período muito difícil na história brasileira.
Sempre acreditamos isso em vocês.”
O Hino Nacional foi cantado por Paulinho da Viola com voz, violão e acompanhamento de músicos de uma orquestra,
Poporcionando um momento lindo e emocionante.

Muita emoção marcou a entrada da Tocha Olímpica no Estádio do Maracanã.
O catarinense mais famoso do mundo, o brasileiro e campeão de tênis Gustavo Kuerten, o Guga foi o primeiro a conduzir a chama olímpica.
Guga é considerado o maior tenista da história do Brasil e um dos maiores tenistas da história do tênis mundial. Ele foi ovacionado pelo publico e, muito emocionado, passou para a tocha para as mãos da ex-jogadora de basquete Hortência, que é o símbolo para o Brasil, considerada uma das maiores jogadoras de basquetebol de todos os tempos. É a maior pontuadora da história da seleção, com 3.160 pontos, marcados em 127 partidas oficiais, e medalha de prata nos jogos de Atlanta em 1996.

Vanderlei Cordeiro de Lima, o atleta impedido de ganhar o ouro em Atenas 2004, foi o escolhido para o momento máximo de uma festa que celebrou a música brasileira e louvou as belezas do Brasil.
Ele recebeu a chama olímpica das mãos de Hortência e acendeu a pira olímpica que é pequena para diminuir o gasto de combustível.
Atrás dela há uma escultura que representa o sol, uma energia renovável.

Uma mensagem foi passada ao mundo, nas vozes das atrizes Fernanda Montenegro e Judi Dench, lendo Carlos Drummond de Andrade: precisamos cuidar do nosso planeta.
Jorge Ben Jor cantando “Pais Tropical” e Regina Case no palco, esse momento o público cantou junto deixando um clima de grande alegria e emoção.

Poderosíssima, Gisele abrilhantou o estádio do Maracanã e encantou a todos, com um desfile perfeito e sorridente, ao som da música sendo executada pelo neto de Tom Jobim, Daniel Jobim.
Gisele, que usou um vestido longo com direito a uma fenda poderosa, assinado pelo estilista Alexandre Herchcovitch, virou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais. Internautas elogiaram a apresentação e a beleza da top.
Em entrevista à revista “People” antes de sua apresentação, a modelo falou sobre a ansiedade em participar da cerimônia.
“Com certeza esta é a maior passarela em que já desfilei e de longe a com mais pessoas assistindo, então é um pouco estressante, devo dizer”, comentou ela.
“Este é um momento muito especial para o meu país e é uma honra para mim ter sido convidada para fazer parte de uma celebração tão especial”.
Questionada sobre o atual momento do Brasil, que vive uma crise política e também problemas como a vírus da Zika, Gisele disse: “Sempre haverá pessoas julgando e criticando, não importa o quê.
Acredito que há formas diferentes de olhar as coisas, e eu sempre escolho focar no que é positivo, porque acredito que muito do que criamos vem do que acreditamos”.

Gisele Bündchen desfila ao som de “Garota de Ipanema” na abertura das olimpíadas.
Anitta uma das cantoras mais populares da atualidade no Brasil cantou ao lado de grandes nomes: Caetano Veloso e Gilberto Gil com ritmos tradicionais vinculados ao samba,enquanto escolas carnavalescas passavam no meio do Maracanã.
A apresentação do trio na abertura da Olimpíada repercutiu na web com internautas que aprovaram a performance dos cantores com a música “Sandália de Prata”.
As escolas de Samba fizeram um show à parte no Maracanã que encantou o público.

Trio com Caetano Veloso, Gilberto Gil e Anitta
Parabéns Brasil, nós brasileiros nos orgulhamos de você, que apesar de tantos problemas foi capaz de realizar uma grande e linda Abertura das Olimpíadas!!
Gigante pela própria natureza…Pátria amada Brasil!!!
Um País tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza…que beleza!!!