Você sabia que o esporte faz parte da vida do ser humano há milênios?
O Dia do Esportista é comemorado anualmente em 19 de fevereiro.
A data tem o objetivo de incentivar, conscientizar e homenagear a pratica do esporte, como meio para o desenvolvimento de uma vida muito mais saudável.
Esporte é tudo aquilo o que resulta em atividade física e normalmente é gerido por um conjunto de regras ou costumes.
Há vários tipos de esportes e, no Brasil, o mais comum é o futebol, famoso e tradicional costume brasileiro.
Existem artefatos e estruturas que sugerem que os chineses já praticavam atividades esportivas desde 2000 a.C., ou seja, hoje, dia 19 de fevereiro, o esporte e todos os seus praticantes completam um aniversário de milhões de anos.
Contribuindo em inúmeros quesitos a nosso favor, o esporte nos ajuda no crescimento físico, a lidar com medos e frustrações, a aprender a respeitar regras e limites, a fazer amigos, a ter espírito de equipe e, principalmente, o esporte nos ajuda a ter uma vida mais saudável, pois ele contribui, e muito, para um melhor funcionamento do corpo e da mente humana.
Além das mudanças físicas e corporais, as atividades físicas podem ser cruciais para o bem-estar mental, aliviando inclusive estresses
Principal meio de combater o estresse e aumentar o bem-estar físico e mental, a movimentação do corpo deve ser prioridade na rotina diária.
Segundo o ortopedista Leandro Gregorut, a recomendação básica é que um adulto pratique pelo menos 150 minutos de atividade física de moderada intensidade ou 75 minutos de atividade intensa.
“Esses hábitos podem diminuir as chances de desenvolver diversas doenças como diabetes tipo 2, acidente vascular cerebral (AVC) e acidente vascular cardíaco (IAM, infarto).
Além disso, os exercícios físicos ajudam a diminuir o ganho de peso corporal evitando as doenças relacionadas a obesidade”, explica.
De uma caminhada no parque à academia.
Tudo é válido para iniciar as atividades, mas a principal dica é não desistir.
De acordo com o profissional, algumas dicas básicas devem ser seguidas ao iniciar os exercícios, como um alongamento inicial e um planejamento de treino, alternando a parte aeróbica e a musculação.
“A regularidade é muito mais importante que a intensidade, é melhor fazer pouco e bem feito do que irregular.
Além disso, o planejamento e a estratégia são fundamentais para a evolução constante e segura da atividade.”
Quanto mais cedo deixarmos o sedentarismo de lado e começarmos a praticar atividades esportivas, melhor será o nosso domínio e conhecimento do próprio corpo!
Além disso, nada melhor do que sair de um dia estressante de trabalho ou de estudo e ir direto encontrar seus amigos para jogar aquela famosa “pelada”, ou mesmo caminhar, correr, patinar ou pedalar pela orla da praia, da lagoa ou pelas ruas da sua cidade.
Mas, além dos amadores, hoje também é dia dos praticantes profissionais de esportes, aqueles que representam suas cidades, estados, países ou mesmo suas equipes, nos fazendo vibrar e pular de alegria a cada vitória ou bom desempenho.
Origem do Dia do Esportista
O Dia do Esportista, originalmente, foi criado a partir da Lei nº 8.672, de 6 de Julho de 1993, conhecida como “Lei Zico”.
No artigo 54 constava que o dia 19 de fevereiro seria destinado como Dia do Esportista.
A Lei nº 9.615, de 24 de março de 1998, conhecida popularmente por “Lei Pelé” ou “Lei do passe livre”, revogou a Lei Zico, estabelecendo o dia 23 de junho como o Dia do Desporto, mesma data do Dia Mundial do Desporto Olímpico.
No entanto, a população mantém a antiga data ainda hoje como o dia para comemorar a pratica do esportismo no Brasil.
E não se esqueçam do velho ditado… “o importante é praticar e não competir!!”