O Dia Mundial da Fotografia comemora-se anualmente a 19 de agosto.
Origem da data
A celebração da data tem origem na invenção do daguerreótipo, um processo fotográfico desenvolvido por Louis Daguerre em 1837.
Mais tarde, em janeiro de 1839, a Academia Francesa de Ciências anunciou a invenção do daguerreótipo e a 19 de agosto do mesmo ano o governo francês considerou a invenção de Daguerre como um presente “grátis para o mundo”.
Outro processo fotográfico – o calótipo, inventado também em 1839 por William Fox Talbot, fez com que o ano de 1839 fosse considerado o ano da invenção da fotografia.
A incorporação da câmera fotográfica aos aparelhos de telefonia móvel têm definitivamente levado a fotografia ao cotidiano particular do indivíduo.
Dessa forma, a fotografia, à medida que se torna uma experiência cada vez mais pessoal, deverá ampliar, através dos diversos perfis de fotógrafos amadores ou profissionais, o já amplo espectro de significado da experiência de se conservar um momento em uma imagem.
A simplificação dos processos de captação, armazenagem, impressão e reprodução de imagens proporcionados intrinsecamente pelo ambiente digital, aliada à facilidade de integração com os recursos da informática, como organização em álbuns, incorporação de imagens em documentos e distribuição via Internet, têm ampliado e democratizado o uso da imagem fotográfica nas mais diversas aplicações.
Comemoração da data
No dia Mundial da Fotografia decorrem várias iniciativas para celebrar a data, como por exemplo, workshops, maratonas de fotografia, concursos e palestras.
O Dia Mundial da Fotografia consiste na celebração da arte de fotografar.
Desde o fotógrafo amador ao profissional, neste dia o objetivo é reviver o amor pela fotografia.
A fotografia serve para eternizar momentos, para guardar recordações, para contar histórias em imagens, sem palavras, para mostrar um modo pessoal de ver o mundo ou simplesmente para dar prazer ao fotógrafo.
Frases
“A fotografia é uma lição de amor e ódio ao mesmo tempo.
É uma metralhadora, mas também é o divã do analista.
Uma interrogação e uma afirmação, um sim e um não ao mesmo tempo.
Mas é sobretudo um beijo muito cálido.”
(Henri Cartier Bresson)
“A beleza pode ser vista em todas as coisas, ver e compor a beleza é o que separa a simples imagem da fotografia”
(Matt Hardy)
“A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são.”
(Peter Urmenyi)
“Fotografar é elevar um momento à eternidade.”
“Fotografar é congelar um momento da vida.”
“A fotografia é a arte das memórias e da celebração da vida humana.”
“Certas coisas vivem para sempre, se forem fotografadas.”
“Fotografar é ver o mundo por outra perspetiva.”
“A fotografia mudou a forma de vermos o mundo.”