O Dia do Professor foi criado em 1947, com a ideia de ter um dia livre para que os professores tivessem descanso e organizassem eventos de comemorações em uma pequena escola em São Paulo.
Esta data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963.
O Decreto define a razão do feriado:
“Para comemorar condignamente o Dia dos Professores, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.
A comemoração começou em São Paulo, onde quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para comemorar esta data, e também traçar novos rumos para o próximo ano.
A data se tornou um sucesso e atingiu outras escolas.
O dia foi decretado como sendo um feriado escolar em todo o país.
Segundo o decreto, esta data seria reservada para que fossem feitas homenagens a todos estes profissionais.
Origem do Dia dos Professores
No dia 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil (do qual chamou “Escola de Primeiras Letras”), e através deste decreto todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau.
O decreto também continha o salário dos professores, as matérias básicas e até como os professores deveriam ser contratados.
A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima – caso tivesse sido realmente cumprida.
“Feliz Aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.”
(Cora Coralina)