No Brasil, a data surgiu no comércio paulista, quando o publicitário João Dória conheceu o Dia de São Valentim em uma de suas viagens ao exterior, e trouxe a mesma ideia para o Brasil, porém, adaptada, e desde então passou de uma data apenas comercial, para uma data romântica e de comemoração.
É muito comum nessa data a troca de cartões postais e presentes especiais, além de flores, bombons e jantares. Nesta data, os casais também agradecem o companheirismo e a dedicação entre ambos durante o ano todo.
Fora do Brasil, especialmente nos Estados Unidos e na Europa, o Dia dos Namorados é celebrado em 14 de fevereiro, data também conhecida como Dia de São Valentim (Valentine’s Day).
História do Dia dos Namorados no Brasil (12 de junho)
No Brasil, a data apresenta uma história bem diferente, pois está relacionada ao frei português Fernando de Bulhões (Santo Antônio).
Em suas pregações religiosas, o frei sempre destacava a importância do amor e do casamento.
Em função de suas mensagens, depois de ser canonizado, ganhou a fama de “santo casamenteiro”.
Santo Antônio também é conhecido como protetor dos noivos, e é tradição em Lisboa celebrar um casamento coletivo no dia 13 de junho, na própria Igreja onde Santo Antônio nasceu.
Há muitos anos atrás era comum no Brasil que as moças desesperadas para encontrar um marido tirassem o bebê dos braços das estátuas de Santo Antônio, prometendo que só iam devolvê-lo depois que encontrassem um marido.
Era comum também, e muitas pessoas ainda fazem hoje em dia, que as jovens colocassem a imagem de Santo Antônio de cabeça para baixo, prometendo que só mudariam a posição quando Santo Antônio lhes arranjasse um marido.
Estes rituais eram geralmente feitos na madrugada do dia 13 de junho.
Portanto, em nosso país foi escolhida a data de 12 de junho por ser véspera do dia de Santo Antônio (13 de junho). Assim como em diversos países do mundo, aqui também é tradição a troca de presentes e cartões entre os casais de namorados.
O Dia dos Namorados nos Estados Unidos
Nos Estados Unidos o dia dos namorados é chamado de Valentine’s Day. Celebrado em 14 de fevereiro, a comemoração é feita de uma forma diferente da brasileira.
Nos Estados Unidos a data é comemorada, principalmente, por namorados, casais casados, noivos, amigos e pessoas que se amam (entre pais e filhos também é comum).
Os que se amam demonstram, nesta data, todo seu amor através da troca de cartões, flores, chocolates e presentes. Os cartões costumam ser confeccionados pela própria pessoa, o que dá um toque bem criativo e pessoal a data.
Normalmente, nesta data os namorados expressam todo o amor e carinho que sentem pelas suas “almas gêmeas”. Declarações de amor, poemas, contos, frases e mensagens são utilizadas como forma de concretizar todos os sentimentos que compõe a relação.
Puxe pelas ideias românticas para este dia.
O importante nesta data é fazer algo que o casal dificilmente faz ou que nunca tenha feito, aí a emoção é muito maior.
Frases para os Namorados
“Quando estou contigo sinto como se o mundo todo parasse no tempo.
Minhas mãos tremem, minha respiração fica ofegante e meus lábios desenham um largo sorriso no rosto…
Ah, como adoro estar com você!”
“Minha felicidade tem um nome, que quero pronunciar durante todos os dias de minha vida.
Ao seu lado!
Te amo muito e quero continuar congelando os segundos para viver eternamente com você”.
“Me apaixono por você todos os dias, em cada descoberta e a cada minuto que estamos juntos.
Te amo a cada dia mais e me sinto tão completo, que não consigo deixar de pensar em como sou a pessoa mais sortuda do mundo por te ter em minha vida!
“Quero criar raízes sobre os teus braços.
Quero olhar o brilho de teu olhar meigo e rir com você…
Quero poder dizer “Eu te amo” para sempre!”
O que os solteiros podem fazer no Dia dos Namorados
As pessoas que estão solteiras não precisam ficar tristes, entediadas ou entrar em “depressão” no Dia dos Namorados.
Mesmo sem ter a companhia de um namorado ou namorada, o Dia dos Namorados pode ser uma data bastante divertida para os solteiros, basta ter criatividade e, acima de tudo, amor próprio.
Entre várias sugestões de atividades para os solteiros fazerem no Dia dos Namorados, destacamos algumas:
Reúna seus amigos e façam um programa bem divertido.
Vá ao cinema e assista uma boa comédia.
Procure cuidar bem do seu visual e se sinta maravilhoso(a)
Dedique-se a coisas que gosta de fazer.
Visite um parente ou pessoas que você não vê há muito tempo.
Além de tudo isso, seja feliz com você mesmo!!!
Feliz Dia dos Namorados!!!